Confesso que não sou grande apreciadora da salada portuguesa (alface, tomate, cebola, azeite e uma quantidade desmesurada de vinagre). Mesmo em relação a outras saladas, se comidas fora de casa, é frequente verificarem-se duas situações: ou estão encharcadas em molho ou são desenxabidas, pouco interessantes. Já para não falar da maionese… Esta salada é saudável, crocante, com elementos doces e ácidos. Para almoços mais substanciais (com proteína), acrescentar um bom hambúrguer 100% novilho, grelhado só com uma pitada de sal grosso.
Ingredientes para 1 pessoa
1 c. de sopa de azeiteIngredientes para 1 pessoa
1 c. de chá de mostarda
1 c. de chá de mel
1 c. de chá de vinagre balsâmico
1 pera (rocha) descascada e descaroçada, cortada em pedaços pequenos
mistura de folhas verdes à escolha (rúcula, alface, alface lollo…)
miolo de noz pecan (com sal)
raspa ou lascas de queijo parmesão
Preparação
- Misturar, numa taça, o azeite, a mostarda, o mel e o vinagre;
- Acrescentar a pera cortada;
- Cortar as folhas verdes uma ou duas vezes, de modo a libertar, por exemplo, o aroma picante da rúcula;
- Acrescentar as nozes pecan e o queijo parmesão.
P.S.- Só encontro nozes pecan no El Corte Inglés (250 g – 4,95€). Neste caso já se encontram descascadas e salgadas. Não é económico, mas não é necessário usar grande quantidade.
Aplico este raciocínio ao parmesão, de preferência Parmigiano-Reggiano (feito a partir de leite da vaca reggiana). As embalagens com parmigiano já ralado não são uma boa alternativa para esta receita. Aconselho a pedir a peso, só 100 g, ou comprar umas caixas do próprio supermercado com parmesão ralado recentemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário