sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tarte Merengada de Limão e Café



j0423110Esta deliciosa receita (com um merengue singelo, mas a meu gosto) pode ser servida quente (com uma bola de gelado de rum ou tiramisu) ou bem fresca. O café adicionado à base de bolacha, confere-lhe mais variedade de sabores.
P.S.- Os meus cafés favoritos são Delta Manaus ou Sical 5 Estrelas.


Ingredientes
a) 1 pacote de bolacha maria triturada
b) 125 g de manteiga amolecida (não é derretida)
c) 1 chávena (pequena) de café (açucarado a gosto)
d) 1 lata de leite condensado (light)
e) sumo e raspa de 2 limões
f)) 3 gemas

Merengue:
g) 3 claras
h) 3 colheres de sopa de açúcar


Preparação
- Numa taça, misturar a) e b). Forrar uma forma redonda de fundo removível com este preparado. Pincelar com o café. Levar 30 minutos ao congelador. RESERVAR.
- Ligar o forno a 180º C.
- Noutra taça, juntar d), e) e f). Envolver bem e deitar por cima da base de bolacha. Levar 10 minutos ao forno.
- Num copo alto, bater g) e h) até que as claras fiquem em castelo (+ - 2 minutos). Colocar por cima da tarte e levar novamente ao forno somente por 5 minutos. A tarte deverá arrefecer dentro do forno, com a porta entreaberta.

P.S. A base de bolacha pode ser substituída por uma de massa quebrada, que se compra em qualquer supermercado. A preparação, neste caso, é a seguinte:
- Aquecer o forno a 200° e colocar a massa na forma.
- Colocar um círculo de papel vegetal por cima da massa. Espalhar feijões secos. Levar durante cerca de 15 minutos ao forno.
- Retirar e deitar fora o papel com os feijões. Reduzir a temperatura do forno para 180°e deixar arrefecer a massa enquanto se prepara o recheio.


Sem comentários:

Enviar um comentário